Pulgas e Carrapatos
Informações úteis:
-
Nome científico: Siphonaptera (pulgas) e Ixodoidea (carrapatos)
-
Longevidade: pulgas por volta de quatro meses e carrapatos por volta de sete meses.
-
Habitat:
Pulgas: A pulga é um parasita. Seu habitat se restringe a um hospedeiro onde este forneça a pulga alimento no caso sangue, para este poder sobreviver. A pulga sempre estará ligada a um hospedeiro, se esta não estiver no hospedeiro está à procura de um pois o hospedeiro é a fonte de sua existência para gerar sangue a ela.
Carrapatos: Seu habitat, a saber, pocilgas, galinheiros, pombais ou cabanas rústicas, estão intimamente associados ao do homem e dos animais domésticos. Ocorrem também em locais remotos, longe das habitações humanas, tais como solo solto, cascas de árvores, tocas de animais, cavernas e ninhos de aves silvestres e marinhas.
-
Doenças transmitidas:
Pulgas: A doença mais comum transmitida pela mordida de pulgas é o tifo endêmico ou murino. Pode causar dermatites alérgicas, verminoses (Dipylidium caninum), anemia, estresse e viroses (pulga atua como vetor).
Carrapatos: As doenças transmitidas por carrapatos são divididas em doenças causadas por bactérias; doenças causadas por vírus e doenças causadas por protozoários.
Doenças causadas por bactérias: As bactérias que causam doenças infecciosas são chamadas de patogênicas. Tais como Erliquiose canina, febre Maculosa Brasileira, Doença de Lyme.
Doenças causadas por protozoários: Nem todos os protozoários são prejudiciais à saúde, porém os protozoários patógenos ou causadores de doenças são os responsáveis pela Babesiose.