O tratamento fitossanitário quarentenário é uma medida fitossanitária determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e realizada apenas por empresas credenciadas, com o objetivo de assegurar que os vegetais, partes de vegetais e seus produtos, nas operações de exportação e importação, encontram-se livres de pragas.
Para isso, o MAPA credencia as empresas que podem realizar os tratamentos fitossanitários com fins quarentenários autorizados e emitir os respectivos Certificados de Tratamento.
A AWK Ambiental conta com uma Engenheira Agrônoma com mais de 15 anos de experiência no mercado de Tratamento Fitossanitário e Quarentenário, para proporcionar ao nosso cliente o melhor tratamento e orientação técnica para a eficiência total do serviço prestado.
O tratamento fitossanitário e quarentetário de grãos é feito através da Fumigação ou Expurgo
Expurgo (Fumigação) - Tratamento Curativo
A expressão "tratamento curativo" para o expurgo é fundamentada no fato de ser o único meio de eliminar-se os insetos em todas as suas fases de desenvolvimento (ovo, larva, pupa e adulto), inclusive no interior dos grãos.
O Fosfeto de Alumínio, inseticida utilizado para a Fumigação de grãos, é um inseticida sólido que em contato com a umidade do ar, libera a Fosfina, que é um gás inodoro, incolor e extremamente tóxico. Porém, seguro, se utilizado observando as recomendações dos fabricantes. Embora inodoro, seu reconhecimento se dá pelo forte odor característico de alho ou carbureto.
Para a realização de um expurgo correto, algumas etapas devem ser observadas:
-
Leitura do Manual Técnico do fabricante;
-
Orientações aos elementos que participarão da operação;
-
Verificação do estado de conservação das lonas e respectivos reparos, cobras de areia, vedação das chapas nos silos metálicos, calafetação das fissuras e trincas em pisos e paredes, vedação das bocas de descarga e de aeração, estado de conservação do cantainer.
-
Disponibilidade e condições de uso dos equipamentos de proteção individual (Máscaras e filtros próprios, macacão de pernas e mangas compridas e botas e luvas de PVC).
Regularizados e verificados esses procedimentos iniciais, que não devem tornar-se rotinas - cada expurgo é um expurgo - se dá início ao processo propriamente dito de aplicação do fumigante.
Os seguintes fatores são fundamentais para o sucesso da operação, são fatores que atuam de forma conjunta, interagindo-se:
- Dosagem
- Vedação
- Tempo de Exposição
Por fim, devemos salientar que todo trabalho desempenhado com inseticidas é perigoso. Porém, com responsabilidade, profissionalismo e observação das recomendações dos fabricantes, o controle de pragas transcorrerá com eficiência e segurança, ganhando os produtos armazenados em qualidade e valor.
O que é Tratamento Fitossanitário e Quarentenário




